A Apple disponibilizou o update de segurança 2011-003 para combater uma onda de pragas virtuais que atacam usuários de Mac. O foco dessa atualização é detectar e remover com sucesso versões do Mac Defender, além de procurar diariamente novas definições de malware. Este trojan ficou conhecido por se fazer de antivírus para roubar dados pessoais e até informações de cartões de crédito.
Menos de 24 horas depois do update, porém, os crackers soltaram na rede uma outra versão do Mac Defender – uma variante que a solução da Apple não detectava– definida pelos especialistas como uma nova encarnação da “variante C”.
Caso você ainda não tenha instalado essa Atualização de Segurança e quer fazê-lo, vale lembrar que as definições da Apple são implantadas automaticamente, e incluem essa nova variação C do Mac Defender.
Entretanto, usuários que fizeram o update antes do dia 31/5 podem estar com as definições desatualizadas. Mesmo se o Mac estiver programado para buscar atualizações para as preferências de segurança desse update, ele pode ainda não ter feito essa checagem automaticamente. E se você deseja que sua máquina tenha as últimas definições de segurança disponíveis, vamos mostrar o que é preciso fazer.
Primeiramente, veja se o update, de fato, foi instalado ou não. Para isso, abra o Terminal (encontrado em Aplicações > Utilitários) e cole o seguinte comando:
more /System/Library/CoreServices/CoreTypes.bundle/Contents/Resources/XProtect.meta.plist
Preste atenção às informações que aparecem logo em seguida: entre outros dados, há a data da última modificação. Se ela for anterior ao dia 30/5, veja as instruções abaixo para que o sistema fique com os componentes mais novos contra o malware.
Para forçar a atualização, siga esses passos:
1. Abra as Preferências do Sistema
2. Vá no ícone segurança
3. No painel Geral, desabilite a caixa “Atualizar automaticamente a lista de transferências seguras”
4. Habilite a caixa novamente.
Pronto. Se tudo ocorrer bem, ao utilizar novamente o comando do terminal mostrado acima, ele irá exibir uma data diferente, provavelmente com os dados do dia em que a atualização estiver sendo feita.
Não é preciso executar este comando todos os dias; o Mac deve, a partir de então, fazer as atualizações sozinho. Porém, se o usuário quiser ter certeza de que tudo está em dia porque ouviu a respeito de um novo malware que pode prejudicar a máquina, basta repetir o procedimento para forçar umaa atualização.
