Na segunda-feira, h? uma semana, os servidores da Amazon.com foram ao ch?o. N?o aguentaram o tranco de tanta gente querendo comprar a vers?o digital do novo disco de Lady Gaga a 99 centavos de d?lar. O mesmo disco para download na loja iTunes, da Apple, custava US$ 15,99. A Amazon n?o teve desconto da artista ou da gravadora. Para cobrir a diferen?a, tirou do bolso US$ 3,2 milh?es. E saiu feliz da vida.
Em jogo est? um novo neg?cio que, nos EUA, come?a a mudar drasticamente a maneira como se vende m?sica on-line. ? poss?vel que entre num dos pacotes at?, disfar?adamente, uma anistia para m?sicas piratas. A corrida ? para descobrir quem vai liderar no armazenamento on-line de m?sicas. Um backup na nuvem: todas suas m?sicas dispon?veis para ouvir via internet, de qualquer lugar do mundo.
A Amazon entrou em campo primeiro, no fim de mar?o, com o Cloud Drive. Quem se inscreve ganha 5 Gb gratuitos. Basta fazer o upload dos arquivos, ningu?m perguntar? se a origem da can??o ? legal ou n?o. Os fregueses que entraram na promo??o do disco Born This Way, de Lady Gaga, puderam baixar as faixas para seu computador mas j? levaram de troco uma c?pia armazenada em seu disco virtual.
O pacote de 20 Gb sai por US$ 20 por ano. O de 1 Tb - 1.000 Gb -, mil d?lares. A Amazon tamb?m oferece a seus clientes o software Cloud Player, que toca em todos os navegadores menos o Safari para iPhone e iPad. H? uma vers?o para celulares Android. Basta, evidentemente, uma boa conex?o ? internet. E se o acaso levar o computador do fregu?s ? lona, as m?sicas n?o se perder?o. Basta baixar tudo de novo.
" Por enquanto, ? s? nos EUA. Logo chega ? Europa. No Brasil, ainda n?o h? esperan?a de m?sica digital e legal "
Seguindo a Amazon, a Google lan?ou seu Music Beta em maio. Assim como no caso da rival, s? vale para os EUA. ? mais amig?vel para quem organizou sua cole??o via iTunes. O upload respeita a estrutura feita no software da Apple. Mais: ele se interliga ao iTunes de tal forma que sincroniza automaticamente cada faixa nova que entra. Tamb?m sai mais em conta: o pacote gratuito ? de 100 Gb. Toca via internet tamb?m, n?o importa em que canto do planeta o usu?rio esteja. Mas exige navegador com Flash ou celular e tablet Android. Ou seja, incompat?vel com iPod, iPhone, iPad.
? onde entra o terceiro concorrente deste jogo, que ainda n?o fez an?ncio oficial de seu produto. ? a pr?pria Apple. Segundo o "Wall Street Journal", a empresa j? fechou contratos com tr?s das quatro grandes gravadoras: Warner, EMI e Sony. Falta a Universal, mas ? uma quest?o de tempo.
Apple e acordo com as gravadoras, duas diferen?as grandes. Amazon e Google sa?ram na frente, apressadas. N?o ? ? toa que a Amazon aproveitou um lan?amento grande como o de Lady Gaga para, literalmente, comprar uma base de usu?rios. Na conta do desconto, cada novo cliente para seu Cloud Drive custou US$ 6,50. Mas acumulou quase meio milh?o de clientes que v?o experimentar o servi?o antes do concorrente peso pesado entrar.
Porque, quando o assunto ? m?sica, a Apple ? um peso pesado. O iPod ? uma for?a t?o grande que transformou o software iTunes, onde as m?sicas do player s?o armazenadas, em padr?o de mercado. Um sistema de backup on-line que j? vem dentro do iTunes ser? particularmente sedutor. E ficar? ainda mais sedutor por causa do acordo com as gravadoras.
? que o projeto da Apple n?o exigir? do cliente que use sua conex?o de internet para jogar as m?sicas neste disco virtual. O usu?rio contrata o servi?o de backup on-line da Apple, o iTunes envia a lista das faixas e todas as m?sicas aparecer?o l? instantaneamente. Se a m?sica digital no disco r?gido do cliente tiver qualidade pior, n?o tem import?ncia. O arquivo com qualidade m?xima que a loja iTunes p?e ? venda vai em seu lugar. ? o equivalente a uma anistia branca para m?sicas piratas. Ao pagar a taxa pelo servi?o, o cliente legaliza tudo o que tem.
A propaganda n?o ser? contada desta forma e as gravadoras est?o tensas. Mas, no terreno da m?sica e internet, h? finalmente algo de diferente ocorrendo.
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