Gabriel Cardoso e Hector Werlang, iG Porto Alegre | 12/05/2011 07:16

Foto: Fabio Berriel, Gazeta Press

Junior Viçosa fez dois gols e calou o Beira-Rio

Eles começaram o ano à sombra de colegas renomados. Portanto, com a reserva como destino. Um gol no futebol, porém, muda tudo.

Imagine, então, três em dois Gre-Nais. Pronto, Junior Viçosa desbancou Borges no Grêmio. Leandro Damião fez 20 em 26 jogos, mais do que suficiente para Cavenaghi quase ser sócio do banco no Internacional.

Os centroavantes têm uma história parecida em seus clubes e querem o mesmo final: o título do Gauchão. No domingo, no Olímpico, cada um tentará ajudar o seu time, claro, fazendo gol. Até porque quando entram em campo... costumam balançar a rede. Os números são do Footstats e estão disponíveis no aplicativo iG Esporte para iPhone e iPad.

Tenha as estatísticas no seu iPhone e faça comparações entre times e jogadores

Até marcar os três gols em clássicos, o que rendeu a marca de sete gols em 15 jogos na temporada, Viçosa, 21 anos, precisou corrigir um problema: o mau posicionamento que o deixava invariavelmente em impedimento. A infração era tão comum que irritava Renato Gaúcho ao ponto de, por exemplo, o obrigar a substituir o atleta em uma partida da Libertadores:

"Ele tinha me tirado do sério lá no Uruguai (contra o Liverpool), quando eu disse no intervalo 'se tu entrar em impedimento de novo, sai'. No início do segundo tempo aconteceu (o segundo da partida), tirei na hora. Depois dos treinos e do mérito dele, melhorou. Agora é colocar a bola para dentro e não irritar mais o treinador (risos)".

O trabalho de posicionamento, receber a bola em diagonal e sair às costas dos zagueiros, passou a ser trabalhado em todo o treino. Além de Renato, o auxiliar Alexandre Mendes assumiu a missão de orientar um jogador que não passou pelas categorias de base. Afinal, como disse o comandante, no ASA-AL, a lógica era "pega a camisa e joga".

A diferença apareceu no primeiro Gre-Nal da final do Estadual. Viçosa não ficou nenhuma vez impedido, fez gols aproveitado-se da linha mal executada pelo rival e teve o melhor desempenho na temporada: um drible, uma falta, duas finalizações certas, uma errada, uma assistência e nove perdas de bola. Será que repetirá no Olímpico?

Leandro Damião, 21 anos, não vive uma semana mágica como acontece com o atacante do Grêmio. Mas é um dos menos culpados pela derrota no jogo no Beira-Rio – tampouco pela eliminação do Inter na Libertadores. Artilheiro da temporada, com 20 gols, deixou sua marca nos dois Gre-Nais: fez o gol no jogo que assegurou o título do segundo turno e foi o autor do segundo gol na derrota por 3 a 2.

Se manteve a média de gols, variou em outros fundamentos. O Inter teve atuação abaixo da própria média. Os números de Damião sucumbiram com os do time. Na final do turno, conseguiu três finalizações. No jogo passado, apenas a cabeçada que originou o gol.

O Inter não se encontrava em campo e o camisa nove tentou voltar para ajudar o time. Foram 18 trocas de passe, enquanto a sua média é de 13. Mais recuado, acabou se envolvendo em mais disputas de bola: cometeu três faltas, igualando o seu recorde na temporada.

O segredo para triunfar no Gre-Nal parece ser a eficiência do meio-campo. Quando ele funciona, Damião empilha gols. Já fez 20 em 26 jogos na temporada. O Inter precisará de pelo menos mais dois para sair com o título gaúcho. Uma vitória por dois gols de diferença levaria a taça estadual para o Beira-Rio...

Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm

Retrospecto de Leandro Damião anima o Inter

Dicas

Related Posts with Thumbnails