Fontes ouvidas pela agência Reuters afirmam que smartphone terá processador mais veloz.
De acordo com reportagem da agência internacional de notícias Reuters, o novo iPhone será lançado em setembro nos Estados Unidos. Fontes não identificadas e que estão ligadas à cadeia de fornecedores da Apple disseram que a produção começará entre julho e agosto e o design será parecido com o da quarta versão do aparelho. A novidade ficaria por conta de um novo processador ainda mais veloz do que o atual. A Apple, como de costume, não quis comentar os rumores.
O sistema operacional do iPhone, o iOS detém parcela do mercado norte-americano 59% superior ao do concorrente Android, do Google, segundo estudo da ComScore. A superioridade mercadológica é fruto da onipresença do sistema nos produtos da Apple. Além do iPhone, o iOS é o sistema operacional que controla o tablet iPad e o tocador de música digital iPod Touch. De acordo com dados da ComScore, o iOS é o sistema operacional de 37,9 milhões de aparelhos vendidos no principal mercado de tecnologia do mundo. O Android está presente em 23,8 milhões de unidades de aparelhos, entre smartphones e tablets.
Por falar em tablet Android, o primeiro produto com a versão 3.0 do sistema operacional do Google já está à venda oficialmente no Brasil. Pelo preço sugerido de R$ 1.899, o Xoom da Motorola chega para ser um concorrente direto do iPad, apesar de estar um preço maior do que o aparelho da Apple na sua versão mais “pé de boi” no Brasil. O Xoom, no entanto, leva vantagem em oferecer recursos do modelo premium do iPad, além de ter embutido a capacidade de rodar páginas em flash.
Nos testes, entretanto, rodar Flash parece não ser uma vantagem assim tão grande, já que muitos sites estão sendo preparados para rodar versões específicas para o sistema iOS da Apple. Outro problema da Motorola e do Google para enfrentar o iPad é a parca opção de aplicativos específicos para o tablet com Android 3.0 para serem baixados pela loja virtual do Google. Hoje, são cerca de 50 aplicativos, contra mais de 80 mil aplicativos para iPad na App Store.
Quem também parece que não vai emplacar como um “iPad killer” é o tablet da RIM, empresa que fabrica os celulares BlackBerry. Lançado nesta semana nos Estados Unidos, o tablet recebeu uma saraivada de críticas. Uma das mais contundentes de quem já fez o teste do aparelho, como a revista Wired, é a falta de uma conta de email nativa. Os aplicativos do Playbook foram taxados pela revista como “horríveis”.