Por Filipe Serrano - A fabricante do Blackberry est? em uma encruzilhada. De um lado, o pacote de servi?os de dados da Research in Motion (RIM), que inclui acesso ? internet e o servi?o de mensagem instant?nea, ? um dos principais fatores que influenciam a compra de seus smartphones atualmente.

Siga o iG Tecnologia no Twitter Siga o iG Tecnologia no Twitter


De outro, a empresa poderia expandir a atua??o levando seus servi?os online para plataformas dos concorrentes, como o Android e o iPhone.

Em mar?o, o site de tecnologia "Boy Genius Report" alardeou que o Blackberry Messenger (BBM) ganharia aplicativos para Android e iPhone. Embora a empresa negue quaisquer planos de fazer isso, a abertura do servi?o beneficiaria os 43 milh?es de usu?rios ativos do Blackberry Messenger, que, assim tamb?m poderiam se comunicar com as outras milh?es pessoas que t?m iPhones e celulares do Google - como ? poss?vel fazer com aplicativos multiplataforma como o WhatsApp.

"O BBM tem sido um catalisador essencial para o crescimento do Blackberry. O primeiro celular de muitos adolescente de 13, 14 anos ? um Blackberry por causa do BBM", disse o diretor da RIM para Am?rica Latina, Rick Costanzo, em entrevista durante a confer?ncia Blackberry World, h? duas semanas. "Queremos que o servi?o seja s? nosso. N?o vamos abri-lo. E a realidade ? que ? um servi?o muito complexo. Se abrirmos para os outros, podemos n?o dar conta (da quantidade de usu?rios)."
Para atender clientes corporativos, por?m, a expans?o para outras plataformas n?o parece ser um problema. No mesmo evento, a RIM anunciou a compra da empresa Ubitexx para levar o seu servi?o corporativo para o Android e iPhone. A decis?o, segundo o coordenador da ?rea tecnol?gica da RIM, David Yatch, ? para atender a "pedidos de empresas", que querem uma solu??o ?nica para gerenciar os celulares dos funcion?rios, independentemente da plataforma.

"Nosso foco ? nas pessoas", disse ele, respondendo se havia uma mudan?a de direcionamento para a RIM atingir um outro tipo de consumidor mais jovem. "O Blackberry tem uma participa??o enorme entre adolescentes, especialmente em pa?ses em que o BBM ? extremamente popular, como Venezuela, Indon?sia, Col?mbia. No fim, o que acho que sempre fizemos bem ? suprir a necessidade de comunica??o das pessoas."

Dicas

Related Posts with Thumbnails