PlayBook

PlayBook (Divulgação)

A Research In Motion (RIM), desenvolvedora do BlackBerry, lançou nesta quinta-feira o seu primeiro tablet. O PlayBook é mais um candidato a rivalizar com o iPad, da Apple, líder absoluto do segmento.

O lançamento acontece em um momento crítico para a RIM, quando o seu produto mais importante, o BlackBerry, vem perdendo espaço na América do Norte para o iPhone. 

Fazer frente ao iPad não será nada fácil. A primeira iniciativa da RIM na busca por novos clientes foi abrir sua plataforma para o desenvolvimento de ferramentas e aplicativos. A empresa optou por permitir ao hardware rodar programas do Android, o sistema operacional do Google. Mas o resultado final não convenceu. As primeiras resenhas que a imprensa especializada dedicou ao PlayBook não foram favoráveis.

O PlayBook oferece suporte para rede 4G e custa entre 499,99 (16 GB) e 699,99 (64 GB) dólares. Não há previsão de quando o tablet chegará ao Brasil. 

Alvo de críticas - A maioria dos especialistas que analisaram o tablet ficou impressionada com a capacidade do aparelho de abrir sites baseados em Flash, assim como a de transmitir vídeos de alta definição para uma TV enquanto rodava algum outro programa em sua própria tela. Essas são duas tarefas que o iPad não faz, por exemplo. Porém, mais atenção foi dada ao que o PlayBook não faz.

Ele precisa de um smartphone BlackBerry para acessar uma rede 4G ou mesmo usar a popular plataforma de mensagens instantâneas da RIM, o BlackBerry Messenger. "A RIM acabou de fazer um produto com a marca BlackBerry que não pode enviar e-mails", escreveu David Pogue, do New York Times.

A companhia pretende adicionar um aplicativo para videoconferências a fim de aproveitar tanto a câmera frontal quanto a traseira logo depois de lançar o aparelho, assim como recursos de e-mail e aplicativos de organização pessoal e a conexão com celulares posteriormente. "Até lá, não posso recomendar o PlayBook em vez de um aparelho que sobreviva sozinho, exceto para quem nunca sai do lado de um Blackberry", afirmou Walt Mossberg, do Wall Street Journal.

Outro detalhe interessante é que, dias antes do lançamento oficial, a RIM continua lutando para criar atualizações contra problemas no sistema operacional do aparelho.

Dicas

Related Posts with Thumbnails