Freud te leva ao mundo dos sonhos, com direito a cogumelos e grandes monstros. Isso é Superbrothers: Sword & Sworcery EP.
Por Stella Dauer

Esse jogo estava para ser inserido em outro post do EuTestei, o dos 5 jogos muito bonitos para iPod, iPhone e iPad. Porém, quando comecei a jogar Superbrothers: Sword & Sworcery EP, achei ele tão complexo e tão interessante que merecia um post à parte.

Agora que ele está fora da lista e aqui, ganhando um espaço só para ele, comecemos. Esse título agrada a gregos e troianos, pois traz a modernidade de poder ser jogado em um tablet como iPad e também aos mais saudosos, já que seu lindo visual é todo em 8 bits. Pixel art na veia!
Outra coisa que prende a atenção é a trilha sonora. Ela foi exclusivamente composta para o jogo por Jim Guthrie. Craig Adams, da Superbrothers – ilustradores do jogo, chegou a argumentar que S:S&S EP “é basicamente um álbum com o qual você pode interagir”. São todas músicas instrumentais, mas com um quê de pop que faz você entender o porquê da recomendação de fones de ouvido no início do jogo.

O jogo em si é relativamente fácil de entender, se você já possui alguma experiência em títulos de RPG – vai dizer que você não tem? –, o velho e bom roteiro em que o personagem pode andar livremente, lembrando de cumprir alguns objetivos e completar missões. Você é um guerreiro que vaga por um mundo atrás de ser um mago, e deve enfrentar monstros e conjurar fadinhas. É interessante notar que apesar do roteirinho legal de mistério e aventura, o jogo foi desenvolvido para ser uma obra de arte.

Como quase todo projeto independente, ele é bem maluco. É como pegar Zelda e colocar nos dias de hoje, quase um título cyberpunk retrô. Tem uma pitada de nonsense com alucinações também, já que o jogo começa com uma espécie de psicanalista (de charuto, bem parecido com Freud) te levando ao mundo dos sonhos, e esse mundo é justamente onde você joga.
Você percebe em minutos que está prestando tanta atenção no próximo passo do personagem como na trilha e nos cenários. E haja atenção: por ser na tela de toque há uma série de interações legais em S:S&S EP. Na hora da batalha, por exemplo, você deve deixar o aparelho na posição vertical, para poder aproximar o campo da luta e para usar a espada e o escudo. E para caminhar com o personagem você pode clicar onde ele deve ir ou arrastar o dedo pelo caminho.
Vale conferir o site do jogo, que possui várias artworks e diversos clipes dos criadores e compositores.
Prós:
• Visual retrô 8 bits aliado à modernidade;
• Trilha sonora boa, exclusiva do jogo;
• Aventura que força a cabeça a pensar;
Contras:
• Demora pra entender o que se passa;
• É pago;
• Não tem mais nenhuma!;
Mais resenhas em stelladauer.geek.com.br.
Superbrothers: Sword & Sworcery EP
Preço: US$4,99
Plataformas:iPod, iPhone e iPad
Site: swordandsworcery.com